domingo, 1 de junho de 2008

Autoconhecimento


Ontem tivemo o segundo encontro do curso de noivos, achava um pouco sem sentido essa história, mas passei a entender o porquê a Igreja tem essa proposta vendo os outros casais do curso.

Existem pessoas que não sabem o real significado do casamento, acreditam que é se amar e estar sempre do lado um do outro.

Casamento vai além disso. Ultrapassa o fato de ser um evento social do qual devemos satisfação para a sociedade, ultimamente isso vem acontecendo com frequência. É mais do que apenas amor. E cá entre nós, apesar de não saber o que nos espera, supera qualquer possibilidade já pensada por qualquer uma de nós.

É um constante aprendizado.

Auto-Conhecimento foi a palavra que usei para responder qual é a base para um bom casamento. Antes de qualquer coisa devemos nos conhecer, saber identificar nossas qualidades e defeitos, entender nossos sentimentos e distingui-los. A partir daí sim, entrar de corpo e alma em um relacionamento sério.

Como se auto conhecer??? Não tem receita, nem dica. Como a gente consegue fazer isso? Também não sei responder, posso apenas dizer o que me levou a isso, a famosa e temida TPM.

Ficava louca com a TPM, me achava uma inútel em certos dias e uma heroína em outros, chorava com uma piada e as vezes tinha ataques de bobeira, isso em intervalos de 10 minutos. Brigava com as amigas, me trancava no quarto, não suportava me olhar no espelho, não conseguia me concentrar nos estudos e isso começou a me atrapalhar profundamente. Foi quando procurei tratamento, conversei com uma psicologa, fui a vários ginecologistas até que descobri o livro A Inteligencia Horminal da Mulher, indico a todas, mesmo para aquelas que não sofrem de TPM. Ali consegui perceber que meus sentimentos têm nome e aprendi a indentificá-los e assim descobri como lidar com eles.
As vezes certos sentimentos são tão fáceis de lidar. Por exemplo, eu vivia agoniada, descobri que na verdade não era agonia e as vezes era medo, arrependimento, fome (risos...), saudades... Tudo isso parecer ser igual, mas não é.

Descobri que não são as pessoas que têm defeitos, eu é que tenho uma intolerância para certas coisas e aprendi a ser tolerante.

Vi que eu sou uma pessoa linda, inteligente, capaz e muito melhor do que eu achava que era. Vi também meus defeitos e aprendi a amenizá-los.



Acredito que por isso, tenho um relacionamento tão legal e maduro. Sem isso seria incapaz de enteder uma crise de ciúmes, não saberia passar segurança para ele, não compreenderia um dia de mau-humor, não aceitaria certas manias, não saberia compartilhar e entender nossos sentimentos.


Enquanto a responsável pelo curso ia falando ia vendo tudo isso nitidamente na minha frente.

A parte mais bonita foi quando ela pediu para que a gente indicasse um defeito e uma qualidade do parceiro. Só nós dois fomos capaz de fazer assim, os outros indicaram suas qualidades e defeitos.

A qualidade que o Angelo descreveu minha foi muito linda e me emocionou. Aliás, a todos!


Se eu tenho alguma coisa a compartilhar, seria isso.


Bom auto conhecimento a todas!!!

Um comentário: